sábado, 22 de setembro de 2012

O QUE É MISSÕES?


                                               
                      "Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que    faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas e que faz ouvir a salvação" (Isaías 52. 7)

                                                            


INTRODUÇÃO


A palavra "Missões" vem da expressão latina "missione", que se origina, do verbo latim "mittere", que significa " ação, tarefa, mandato, compromisso, encargo ou obrigação de enviar missionários". No N.T., a palavra usada é "apostelo", verbo que no grego significa "enviar". A tarefa de salvar o mundo não pode ser desassociada do "enviar" homens e mulheres cheios do poder de Deus, porque não há como salvar o mundo sem que haja alguém enviado para pregar e apontar o caminho da salvação. Há um processo para a salvação do homem. este processo começa com "enviar". "enviar" pessoas capacitadas por Deus e pela igreja, para que preguem o Evangelho; "Pregar" para que homens, mulheres e crianças de todas as tribos, línguas, povos e nações possam ouvir; "Ouvir" para que possam crer; "crer" para que possam invocar o nome de Jesus; e, ao "Invocar" o seu nome possam ser salvos (Romanos 10. 13-15). Quem primeiro se preocupou em "enviar" foi o próprio Deus (João 3.16). Através deste versículo, vemos a preocupação de Deus para com a humanidade decaída e distanciada de si, razão pala qual, enviou o seu Filho Unigênito, ao mundo para uma única missão, salvar o homem perdido (Lucas 19.10). 

Para entender Missões é necessário partir deste princípio, que Deus enviou o seu Filho e que o próprio filho se deu para a salvação do homem perdido. sendo assim, MISSÕES é a obra de Deus dada a igreja que, segundo o exemplo de Cristo, proclame por palavras e ações o Reino de Deus, mas para que Missões aconteça é preciso que a igreja de Cristo tenha a visão missionária.

I - A Igreja Precisa ter a Visão de Missões Como uma Obra que Exige Prioridade - Caminhando para a Galiléia (João 4. 31-34), Jesus passa por Samaria e, enquanto seus discípulos saem a procura de alimento, Jesus encontra com uma mulher samaritana. Ali Jesus vê a necessidade de salvar aquele povo. Os discípulos quando voltaram insistiram para que Ele  comesse, mas mesmo cansado e com fome, Jesus se recusa a comer e coloca o tipo de prioridade que deve ser característica de seus seguidores. Há uma obra a realizar, e ela é mais importante do que qualquer outra coisa. Precisamos resgatar essa prioridade para a igreja na realização de Missões, e essa tarefa é de responsabilidade de cada crente.


II - A Igreja Tem Que Ter a Visão de Missões Como Desafio de Cada Oportunidade -  (João 4.35) - Os discípulos  sabiam que levariam ainda quatro meses para chegar o tempo de colher aqueles cereais. No entanto, Jesus lhes diz: "Levantem os olhos, pois há uma colheita a ser realizada imediatamente". O que acontecem aos frutos maduros que não são colhidos? Eles se perdem, ou seja, eles apodrecem. É preciso aproveitar as oportunidades. Deus tem criado condições favoráveis à pregação do Evangelho em diferentes partes do mundo. há um anseio, há uma sede e uma necessidade pelas novas de salvação, e como estamos respondendo a estas oportunidades que não sabemos até quando resistirão?


III - A Igreja Precisa Ter a Visão de Missões como um meio de levar perdido à eternidade - ( João 4. 36-38) - neste texto encontramos tres situações possíveis quanto aos resultados imediatos (V.36); os discípulos ceifaram o que outros semearam e plantaram o que outros colheriam; (V.37e 38). Mas a que tipo de resultado se refere o texto? Ajuntar o fruto para a vida eterna ou para o Reino de Deus. Então, "realizar Missões é conquistar vidas para o celeiro eterno de Deus". Esse é o único trabalho cujos resultados não são transitórios ou seja, passageiros ou de pouca duração. Fazer Missões é o meio principal de se construir para a eternidade, e o tempo de Missões é hoje, é agora.


                     O PAPEL DA IGREJA EM RELAÇÃO A MISSÕES


Avaliando a primeira multiplicação dos pães, no ministério de Cristo,destacamos a insuficiencia dos recursos humanos para saciar a fome da multidão. se compararmos a fome espiritual do mundo com os recursos humanos que temos, nos perguntaremos de tal forma: "como fazer tanto com tão pouco?" Cada igreja que existe sobre a terra pode ser comparada àquele menino que tinha tão pouco, cinco pães e dois peixinhos (João 6.9), mas que nas mãos do Senhor Jesus seria multiplicada de tal forma a saciar tantas pessoas e ainda sobrar. Como pode um país pobre contribuir para evangelizar países ricos? Jesus não tinha nada nas mãos para oferecer aquela multidão até que aquele menino colocou a sua disposição tudo o que tinha ou seja o seu lanche e o milagre aconteceu. diante desse fato destacamos tres pontos a respeito de missões que a igreja precisa entender e praticar. são eles:

I - Missões é um Milagre de Deus - A igreja que coloca nas mãos do Senhor os seus poucos recursos pode ver o milagre de Deus sendo realizado. Os povos precisam de Jesus. nós temos Jesus. não temos migalhas, mas a graça infinita de Deus á nossa disposição. (João 6.9)

II - Missões é Compartilhar - Toda igreja por mais pobre que seja, por mais pouco que tenha precisa compartilhar com o Senhor Jesus que pode multiplicar. não importa a quantidade que voce tem o que importa é a sua obediencia em levar as boas novas de salvação através do compartilhar. o pouco que a igreja compartilha pode salvar milhões de pessoas que vivem sem Cristo. Missões é colocar-se a disposição de Cristo é o sacrifício de repartir o pão, de abrir mão de si mesmo. os cinco pães e dois peixinhos era o que aquele menino tinha e ele ofereceu em sacrifício abrindo mão de seu próprio alimento. e voce, o que tem compartilhado? qual tem sido o seu sacrifício? do que voce tem abrido mão para salvar pessoas sem Cristo?

III - Missões é Entrega de Vidas Sem Reservas - Sem questionar e pondo toda a nossa confiança no Senhor da Obra e sim entender que a missão da igreja é fazer missões e para isso a igreja precisa ser permeada ou seja penetrar, atravessar com amor. quanto mais voce se doar de si mais pessoas serão alcançadas e salvas. o exemplo de Jesus foi o de doar-se sem reservas e como igreja de Cristo precisamos seguir esse exemplo. Assim também como o do apóstolo Paulo como um dos maiores missionários da história humana cumpriu o IDE de Jesus sem reservas abrindo mão de tudo em prol da obra missionária. Esteve o tempo todo consciente de que havia um objetivo a ser alcançado em missões. Das tres perguntas feitas por Paulo em Romanos 10.14, a segunda pergunta foi: "Como crerão naquele de quem nunca ouviram?" sabe qual é a resposta? MISSÕES. Sim, Missões existe para levar Cristo a todas as pessoas, fazendo-as crer que Ele é eterno e suficiente Salvador. Se existe Missões é porque há um mundo carente e necessitado do amor de Deus. não há outra forma de salvação para o mundo senão através da pregação do Evangelho. As boas novas fundamentadas em Cristo Jesus.

                                         ONDE FAZER MISSÕES?

Se fizermos uma retrospectiva da obra missionária realizada nas últimas décadas, iremos observar que a igreja contemporânea preocupou-se em plantar o evangelho no mundo ocidental esquecendo-se definitivamente do mundo oriental. Por esta razão, os povos esquecidos se multiplicaram formando hoje mais da metade da população mundial mergulhada nas trevas espirituais ou enredadas por falsos ensinadores. fazer missões hoje, representa um desafio transcultural a ser vencido pela igreja. Em todos os lugares da terra o Evangelho precisa ser pregado. isso está ordenado em Mateus 28.19. Salvação é uma dádiva oferecida independente de cor, raça, idioma e posição social. O Evangelho é para todos os povos, em todos os lugares. Atos 1.8, nos dá uma visão missionária global estabelecendo quatro pontos estratégicos para se fazer missões:

I - Jerusalém - É o trabalho missionário em nossos lares, nos nossos vizinhos, nas escolas, no trabalho etc. este campo é muito vasto ou seja amplo, considerável. Voce já evangelizou alguém de sua família? ou seu colega de trabalho? seu vizinho? seu colega de escola? pense nisto agora.

II - Judéia - É fazer missões nas vilas e bairros próximos. Esse campo parece muitas das vezes esquecidos pelas igrejas locais ou sem nenhuma importancia, muitos chegam até a dizer mas estes já estão evangelizados. mas devemos nos perguntar mediante o IDE de Jesus, já foram ensinados? "Ide pregai a toda criatura batizando-a em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. "ENSINANDO-OS" a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado". Existem bairros, vilas próximos de nós onde há muitas pessoas precisando ouvir e aprender a mensagem de Jesus.

III - Samaria - é fazer missões em cidades mais distantes, nos países o que podemos chamar de Missões Nacionais. Mas para isto é necessário que a igreja tenha amor pelas almas perdidas e se coloquem a disposição da obra missionária se não pode enviar contribuam, orando enviando ofertas, enviando missionários e assim receberá o galardão prometido de Deus e será abençoada.

IV - Aos Confins da Terra - É fazer a obra missionária em todo o mundo, isto é, "Missões Estrangeiras". nunca o mundo esteve tão aberto para a obra missionária como agora. não sabemos até quando irá durar essa abertura. está na hora da igreja obedecer o IDE de Jesus. Os povos não alcançados, na sua maioria, ainda são os que vivem na miséria social, cultural e econômica. Porém a proclamação do Evangelho pode mudar o quadro social destas pessoas. de que forma voce pode ir até aos confins da terra anunciar as boas novas e mudar a história de muitas pessoas?

CONCLUSÃO:
A igreja precisa agir em favor de missões ensinando ao povo o que é básico. A bíblia é nossa regra de fé e fazer missões é o objetivo principal dela. Jesus ordenou a permanecia de seus discípulos em Jerusalém até o revestimento de poder. (Lucas 24.49). Retornar ao ensino básico é sentir a necessidade de revestimento de poder para que o mundo de hoje seja alcançado pela palavra persuasiva e pela demonstração do Espírito Santo que transforma a vida das nações. outro destaque bíblico é o de Atos 1.8, 'mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". É Jesus quem nos manda ir e também, é quem nos oferece princípios orientadores para fazermos missões. são estes os princípios:
a. Ser guiados pelo Espírito Santo
b. Não se deixar levar por preconceitos ou tradições humanas
c. Conhecer a Bíblia Sagrada
d. Não deixar de anunciar a Cristo
e. Ter um alvo definido.
f. Oração
g. Contribuir
h. Obedecer
i. Comunhão com Deus
j. Envolvimento





Nenhum comentário: