quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A IMPORTANCIA DA PREGAÇÃO TEOLÓGICA

Para a igreja de Cristo um dos assuntos mais importantes e urgente hoje é a pregação bíblica. para ser mais precisa, precisa-se de pregação teológica e cristocêntrica e não pregação humanocêntrica. Toda pregação teológica tem como alvo pregar o evangelho segundo as Sagradas Escrituras sem perder o foco da salvação que é o tema central da pregação. Estamos vivendo a  época  da igreja Pós-Moderna, em que as grandes mudanças ocorridas com tanta rapedez exigem respostas mais rápidas e adequadas à vontade do homem. Portanto, as mensagens de hoje estão dentro de uma conjuntura social modada pela pós-modernidade. Esta práxis religiosa propõe uma inovação no relacionamento entre Deus e o homem, onde a maioria das igrejas tem conseguido angariar adeptos não só pela sua forma mais atraente permeada pelo pressuposto do pós-modernismo já enraizado, mas também pela promessa do imediatismo. Nesse ambiente, estas igrejas obtem êxito, com o fenômeno cada vez mais presente no mundo globalizado.
A igreja é o centro de grande importancia na pregação bíblica para a salvação do pecador. Porém, ela, se cala diante da pregação teológica e cristocêntrica. Este tema mexe com muita gente, por ser algo não muito visto na vida e ministério de muitos líderes "religiosos" simplesmente pelo fato de optarem por métodos que atrai o povo do que o que verdadeiramente produz salvação, que é a pregação teológica nutrida e iluminada pelo Espírito Santo.Aos poucos a pregação da Palavra de deus vem perdendo a sua prioridade. A maioria das igrejas que se dizem cristãs não tem como fator prioritário pregação teológica da Palavra, ao contrário, sugerem até mesmo a encurtarem os sermões, torná-los mais divertidos de acordo com o desejo dos ouvintes. Afinal quem é que deve ser agradado no culto DEUS ou o ouvinte? Deus não convocou o pregador para agradar ouvinte,  para transformar o culto em shows e muito menos para divertir ou descontrair alguém mas para pregar a sua Palavra apresentando ao pecador o seu plano de salvação. Na maioria das igrejas não se sabe se há pregação ou atração. Púlpitos estão sendo transformados em palcos teatrais pela maioria dos pregadores que com a pretensão de atrair pessoas para encher os seus templos estão pregando mais historinhas, piadas do que a Palavra de vida. Os templos que deveriam ser lugar referencial de adoração estão sendo transformados em circo onde as programações são mais circenses do que espirituais ou quem sabe em clube de encontros onde as pessoas vão para exercitar o corpo e descontrair a mente. Logo, é certo silenciar sobre a importancia da pregação teológica que tem como o centro de toda e qualquer pregação Cristo ressurreto? é honesto com Deus o descaso com a pregação teológica? Tem justificativa a inversão dos conceitos e dos princípios bíblicos quando negligenciam seus valores? Portanto, faz~se necessário olhar para as Escrituras com amor e dependencia do Espírito Santo, buscar conhecimento profundo e real da Palavra de Deus para que em virtude disso, não venham ocupar os púlpitos pregadores tendenciosos com segundas intenções omitindo as verdades bíblicas simplesmente pelo fato de perceberem que as pessoas só estão querendo algo que venha satisfazer as suas vontades monetaneas e não aquilo que elas verdadeiramente necessitam.
a maioria dos pregadores não falam mais de cristo como Juiz, como disciplinador, como alguém que exorta e corrige aquele a quem Ele ama, por medo de perderem seus adeptos e a fama de bom pregador e acabam contradizendo a Bíblia com suas heresias. Pregam tudo aquilo que é material mas esquecem da eternidade e do que é necessário para alcançar a salvação eterna. Pecado, arrependimento, santidade, novo nascimento, juizo de deus, inferno nem pensar em ser pregado nos púlpitos pós-modernos. Numa época tão hostil a sã doutrina, muitos que se dizem pastores estão perdidos no pragmatismo religioso, deixando a exposição bíblica sendo esta a única forma de solidificar o cristianismo na essência do Evangelho de Cristo. 
A Bíblia possui autoridade para reger a vida do homem em todos os aspectos de sua vida. É ela que determina a mensagem cabendo ao pregador ser dedicado, fiel e comprometido com Deus e com sua Palavra, afim de transmitir tudo aquilo que Deus deseja revelar ao coração do homem. 
Onde está a Palavra de Deus hoje?, de que forma ela tem sido pregada? qual a sua importância da Palavra de Deus para a igreja de Cristo hoje? Que prioridade ela está tendo? a pós-modernidade na maioria das igrejas desprezam a verdade bíblica e pregam suas próprias filosofias porque é desta forma que muitos pregadores estão agradando seus ouvintes com as meias verdade ou melhor sem nenhuma verdade bíblica. 

Nenhum comentário: