sábado, 12 de fevereiro de 2011

SERMÃO

Tema: A parábola dos solos

Texto: Lucas 8

Introdução:
O foco desta parábola que temos para esta mensagem é o solo. vejamos: tanto o semeador quanto a semente estão fora do alcance do inimigo. O semeador é o próprio Deus, a semente é a sua palavra.
O autor da carta aos Hebreus diz: "Porque a palavra do Senhor é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4.12).
Nos surpreende saber que Satanás também concorda com isto. Ele sabe que a palavra de Deus pode mudar nossas vidas, convencer-nos do pecado, nos julgar e condenar. O inimigo não brinca com as Escrituras assim como você também não brincaria se estivesse em sua mão uma bomba atômica prestes a explodir.
Daí ele usa uma tática diferente. Já que ele não pode tocar no semeador nem na semente, ele atinge o solo procurando impedir que a semente crie raízes e cresça em nossos corações.

Transição:
Três tipos de solo serve ao propósito do inimigo.

I Solo  - O solo duro. A pior das sementes.
A frase a beira do caminho é significativa. O solo não está no meio do campo e sim nas bordas, nas beiradas. Qual a natureza desse tipo de solo? Jesus compara esse solo como o solo do Oriente Médio. Lá o que separa as fazendas umas das outras não são as cercas. entre uma fazenda e outra existe um caminho estreito, uma faixa de terra onde o solo se tornou uma crosta dura que nem a chuva penetra devido a pressão contínua dos pés dos que passavam por ali. Portanto este tipo de solo não está pronto para receber sementes.
As sementes caem, ficam expostas, vem os pássaros famintos e as devoram. Esse solo é o coração das pessoas que ouvem a palavra de Deus, se emocionam, sentem arrepios, lágrimas vem aos olhos, mas no entanto o coração está duro como o solo do Oriente Médio.

II solo - O pedregoso.
A semente cai, germina, mas não permanece, morre. Por que? porque o inimigo coloca pedras e estas sufocam a semente que acaba morrendo. que pedras são estas?
São as pedras do pecado.

III Solo - O estragado.(espinhos)
 O solo aqui é perfeitamente adequado. Não é endurecido e nem pedregoso. Ele é fofo, profundo, bem irrigado, por certo, a semente deveria brotar nele. Mas o inimigo impede a semente de brotar neste solo. Sua estratégia? Coloca outras sementes para competir com a da palavra de Deus. então junto da semente nasce os espinhos que crescem e sufocam a palavra. Que espinhos são estes? um desjo pelas coisas do mundo aqui, outro desejo pelas festinhas ali, compromissos inadiáveis, visitas inesperadas.

IV solo - O solo bom.
A semente caiu, germinou e deu frutos, nesta semente o inimigo não teve poder de destruir, de sufocar. Por que? porque neste coração houve perseverança. fé para resistir as ciladas do inimigo. ( resisti ao diabo e ele fugirá de vós) houve oração, houve soli deo glória Glória somente a Deus. Houve desejo de estar na presença de Deus.

Comclusão:
Deus não deseja que a sua semente caia nos três primeiros solos para que as aves de Satanás não comam, nem as pedras não a impeça de crescer, e nem nos espinhos para que não a sufoquem. Mas Jesus deseja que a sua semente ou seja a sua palavra caia em um solo bom para que cresça, crie raizes e frutifiquem.
Este solo pertence somente aqueles que são sóbrios e vigilantes.
Como está o solo do seu coração?

Nenhum comentário: