sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO

                                              RESUMO DA UNIDADE III

             OS ATRIBUTOS DO ESPÍRITO SANTO

OEspírito santo é uma pessoa divina e tem as mesmas características pessoais que o Pai e o Filho. Um dos atributos da divindade do Espírito Santo é a sua personalidade que cada uma das três pessoas divinas possui, igualmente. Identifica-se como pessoa alguém que manifesta qualidades, como o falar, o sentir e o fazer alguma coisa racional. João 16.8-13-14 mostra a pessoa do Espírito Santo quando pronuncia o pronome Ele, Aquele. Também João 14.16 mostra a pessoa do Espírto Santo usando a expressão "outro consolador", isso indica a personalidade do Espírito Santo. Assim sendo o Filho de Deus revelou-se como uma pessoa, mas falou de outro que Ele enviaria após subir ao céu: o Consolador.
O Espírito Santo tem atributos de uma pessoa que indicam que Ele é uma pessoa viva, um indivíduo, em vez de ser simplesmente uma força. Ele tem juízo, tem uma mente, Ele se agrada, tem conhecimento, tem emoções: ama, se alegra, se entristece. todas estas características do Espírito Santo revela que Ele é uma pessoa e desempenha atividades agindo como uma pessoa e não como uma força: O Espírito Santo ensina e lembra, dá testemunho, guia à verdade, fala, ouve, desvenda, impede, vivifica, revela, perscruta, promete, comunga intercede, indica, convida, guia, pode ser maltratado, blasfemado, pode-se mentir para Ele, resistir a Ele, Ele pode ser menosprezado e apagado.
O Espírito Santo tem uma existência separada. Mesmo tendo a natureza e o caráter do Pai e do Filho, o Espírito Santo tem sua própria existência distinta e separada. ao lado do Pai e do Filho Ele divide a mesma posição. Os três são seres celestiais distintos e individuais, da mesma natureza.
Os atributos que o Espírito Santo tem em comum com o Pai e o filho é que Ele é eterno, é conhecedor de tudo, por isso sua oniciência, é todo poderoso sendo onipotente, está presente em todo lugar em sua onipresença e tem poder criativo pois é o criador de todas as coisas.

Analizando:
Antes de morrer Jesus prometeu que Ele e o Pai enviaria outro consolador, ou seja aloguém que iria encorajar, aconselhar e fortalecer os seus discípulos. quando Jesus fala de "outro" Ele fala de alguém como Ele que continuaria o ensino e o testemunho que Ele começou. isso quer dizer que a obra de Jesus continuaria sendo realizada por um ser pessoal.
No A.T. o Espírito Santo esteve ativo na criação, na revelação, na concessão de poder e na renovação interior, porém, o N.T. revela o Espírito como uma distinta pessoa da divindade coigual com o Pai e o Filho. O ministério do Espírito Santo começõu no Pentecostes, depoi que Jesus foi ussunto ao céu como cumprimento da promessa feita no Antigo Testamento.
No momento em que o homem nasce de novo, isto é, aceita Jesus como o seu salvador, recebe o Espírito santo e todos os dons para a vida de serviço que aparece subseqüentemente em sua vida. No momento da decisão flui na vida do homem o batismo no Espírito,  porque é por meio desse batismo que o pecador é unido ao Cristo ressurreto.
O Espírito Santo desceu sobre Jesus Cristo na forma corpórea de uma pomba, e como labaredas de fogo sobre as pessoas no pentecostes em Jerusalém. é o sopro de Deus tanto na criação quanto na recriação. O Espírito santo trabalhou na formação das Escrituras Sagradas e agora se empenha em sua aplicação. foi Ele que literalmente levantou os escritores do antigo e do novo testamento e os guiou enquanto escreviam cada palavra das Escrituras para falar as pessoas por meio delas. A palavra de Deus é a espada do Espírito Santo (Ef 6.17).
O Espírito Santo sela o crente como sinal de propriedade e dá a certeza de que Ele é a primeira prova das bençãos ainda maiores e melhores que o crente espera.
O Espírito Santo é como o orvalho que desce invisível sobre a terra, embora exiba resultados visíveis. O Espírito Santo atua na regeneração do crente tornando-o um novo ser. Deus abençoa o seu povo por meio do Espírito Santo e concede-lhes a benção trinitária da Graça de Cristo, do amor de Deus e da comunhão do Espírito Santo (2 Co 13.13).   Há algum tempo atrás o Espírito Santo era deixado para trás. Com o surgimento do movimento carismático a maioria das igrejas tem dado lugar de destaque ao Espírito Santo.
A função do Espírito Santo está voltada para três áreas principais na vida do ser humano. são elas:
A revelação - Em termos gerais, há um amplo conhecimento do papel central que o Espírito desempenh com relação à revelação de Deus para a humanidade.
A salvação - O Espírito santo tem o papel de santificar o crente após ter recebido Jesus como seu salvador. Ele desmpenha um papel primordial na formação de um relacionamento vital entre Cristo e o cristão.
Na vida Cristã - O papel do Espírito Santo é unificar o crente à igreja. Todo crente recebe o único e e mesmo Espírito, isto é, o Espírito Santo é quem liga os crentes uns com os outros e com Deus. Ele habita em todos os crentes, guia a todos, em direção a uma unidade Espiritual.

Nenhum comentário: